Corretora de Investimentos: entenda como funciona e aprenda a comparar  

A corretora de investimentos é a instituição por meio da qual você terá acesso ao mercado financeiro.

Seja para investir na Bolsa de Valores, em fundos de investimento ou em títulos públicos e privados, a corretora de investimentos é o melhor veículo para os investidores.

Rivalizando com os bancos tradicionais, as corretoras oferecem um catálogo maior de aplicações, além de rentabilidades mais atrativas.

Por isso, escolher uma corretora de investimentos de qualidade é um dos primeiros passos na jornada para atingir seus objetivos financeiros.

Mas você sabe como essas instituições funcionam? Mais do que isso: sabe como escolher uma corretora taxa zero que seja uma opção segura, sem conflitos e que atenda a todas as suas necessidades? 

Nesse artigo, você vai aprender tudo que precisa para avaliar por si mesmo qual é a melhor escolha para o seu patrimônio.

E não vamos deixar de falar, é claro, dos diferenciais da Warren, porque acreditamos que temos a solução mais completa para os seus objetivos.

Hoje, você vai ler mais sobre: 

  • O que é uma corretora de investimentos?
  • Como descobrir se uma corretora de investimentos é confiável?
  • Por que abrir conta em uma corretora de investimentos?
  • Como escolher sua corretora de investimentos?

Boa leitura!

O que é uma corretora de investimentos?

A corretora de investimentos é uma instituição financeira, responsável pelo intermédio do investidor com o mercado financeiro. Através dessas empresas, é possível adquirir produtos financeiros, como títulos públicos, CDBs, cotas de fundos de investimentos, ações e outros. 

As corretoras existem porque a pessoa física não pode ter acesso aos investimentos de maneira direta. Para operar no mercado financeiro, é necessário aderir a uma série de normativas e fiscalizações por parte dos órgãos responsáveis. 

Assim, para investir em qualquer tipo de ativo, é necessário contar com uma instituição devidamente regulamentada. Nesse caso, estamos falando de bancos ou das corretoras de investimento. 

Como funciona uma corretora de investimentos

Como mencionamos, a corretora de investimentos age como uma ponte entre pessoas físicas ou jurídicas e as instituições que fazem negociação de títulos financeiros.

No entanto, o papel da corretora não acaba aí. 

Uma instituição de qualidade não se limita à venda e distribuição de aplicações para investimento.

Uma corretora de investimentos também atua buscando as melhores oportunidades para seus clientes. Cabe a ela oferecer e recomendar os produtos mais rentáveis, com aplicações que atendam às necessidades e ao perfil do investidor, e que estejam alinhadas aos seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Em alguns casos, a corretora também pode oferecer consultoria para aconselhamento do investidor. 

Para isso, a Warren conta com um time de especialistas no mercado financeiro, além das nossas carteiras administradas.

Aqui, as sugestões não são genéricas: você recebe recomendações com base no seu perfil, objetivos e no quanto pode investir.

Como descobrir se uma corretora de investimentos é confiável?

Uma das maiores preocupações de novos investidores é com a segurança de seu patrimônio. E não é para menos: esse é um passo importantíssimo na sua vida financeira. 

Assim, você deve fazer tudo que for necessário para sentir-se confortável com a instituição escolhida. A seguir, vamos descrever quais são os órgãos regulamentadores do setor e como você pode fazer a consulta sobre a corretora de investimentos junto a eles. 

Se você quiser, também pode entrar em contato com o atendimento da corretora para tirar suas dúvidas, além de ler as documentações disponibilizadas

Cadastro na CVM

A CVM, ou Comissão de Valores Mobiliários, é o órgão responsável pela fiscalização e normatização desse mercado no Brasil. 

É possível realizar a busca de qualquer corretora de investimentos no site da CVM. Através dessa ferramenta, você pode verificar o cadastro da instituição junto ao órgão, o que garante que a empresa está sendo devidamente fiscalizada.

Após encontrar a corretora de investimentos nesta busca, procure pelo campo “situação” no relatório. Ele deve informar: “em funcionamento normal”. Veja: 

Busca do Cadastro da Warren no site da CVM.

Também é possível acompanhar quem são os participantes impedidos de atuar no mercado de capitais.  

Notícia de adesão da Anbima

A Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, define códigos de melhores práticas do setor.

Seus associados devem seguir essas diretrizes, o que traz mais um nível de regulamentação e controle de qualidade para as operações. 

Para consultar a situação da corretora de investimentos junto à Anbima, basta acessar a lista de associados no site. Nessa página, é possível visualizar a lista por ordem alfabética ou realizar uma busca: 

Busca na lista de associados da Anbima. 

Cadastro no Banco Central

Finalmente, o Banco Central é o responsável pelo regulamento e supervisão das atividades de todas as instituições financeiras no Brasil.

A autorização do BCB para atuação como corretora de investimentos pode ser consultada no site do Banco Central

Para verificar a situação da corretora de investimentos, clique no nome encontrado na busca e verifique o campo “situação”. 

Situação cadastral da Warren no site do Banco Central.

Entendendo a custódia

Outro ponto relevante ao determinar a confiabilidade de uma corretora de investimentos está relacionada à custódia

A custódia é a guarda dos títulos e valores mobiliários. O custodiante, então, nada mais é do que uma instituição onde o dinheiro e os ativos do investidor ficam guardados. Essa é a instituição que garante sua propriedade. 

Para exercer essa função, a instituição precisa de autorização do Banco Central do Brasil. 

No caso da Warren, o custodiante é o Banco Santander, o que dá toda a segurança para você.

Por que abrir conta em uma corretora de investimentos?

Em uma corretora de investimentos, você tem acesso às melhores oportunidades do mercado financeiro. Além de investimentos com mais rentabilidade e menores custos, você encontra mais opções e alternativas alinhadas completamente aos seus objetivos.

Para quem deseja investir, a outra opção são os bancos tradicionais, e eles não oferecem muitas opções. Pior: as opções oferecidas raramente compensam para o investidor, na comparação com as corretoras.

Vale destacar: os bancos não são especializados em produtos para investidores. Eles têm seus esforços distribuídos por muitos outros produtos financeiros, como seguros, financiamentos e sistemas de crédito. Assim, uma corretora costuma apresentar mais opções de ativos, com oportunidades melhores e mais transparentes — no caso da Warren. 

Essa variedade maior de investimentos inclui CDBs de diversas instituições bancárias, inclusive as pequenas, que costumam render mais, até porque estão associadas a um risco maior. 

Nos bancos, também, a transparência frequentemente fica a desejar. Os melhores produtos são oferecidos apenas para os clientes “premium”. Além disso, muitos produtos são sugeridos de acordo com os interesses no lucro da instituição, e não do cliente.

Dessa forma, os interesses de uma corretora como a Warren estão em alinhamento com os do cliente: o principal objetivo é rentabilizar o patrimônio e criar as melhores oportunidades para você no longo prazo. 

SAIBA MAIS | A burocracia e a falta de transparência ao investir em bancos 

Como escolher sua corretora de investimentos?

Escolher uma corretora de investimentos pode parecer uma tarefa complicada. Realmente, essa missão exige pesquisa e consideração. Afinal, é do seu dinheiro que estamos falando.

No entanto, esse é um processo muito mais tranquilo do que a maioria das pessoas imagina. 

Isso porque em algumas corretoras, como na Warren, é possível abrir uma conta completamente gratuita.

Além disso, comparar as funcionalidades, os produtos e o atendimento das corretoras é uma tarefa mais simples, que pode ser realizada pela internet.

A seguir, reunimos alguns dos principais critérios que você deve considerar ao comparar as corretoras.

SAIBA MAIS | Como escolher a melhor corretora: passo a passo

Portfólio de produtos e aplicações

Certamente você busca uma opção de corretora de investimentos que ofereça as melhores oportunidades do mercado. Assim, a qualidade do portfólio e dos produtos ofertados é um dos pontos principais nessa escolha. 

Na Warren, nossa equipe realiza uma cuidadosa curadoria com os produtos oferecidos. Não aceitamos nada além do melhor para nossos clientes. 

Além desses produtos selecionados de terceiros, você também conta com exclusividades da nossa Gestão.

Nossos sete fundos de investimento trazem alternativas rentáveis e adequadas para os mais diversos perfis de investidores e objetivos.

Conheça os nosso fundos em detalhes:

Além disso, aqui você conta com sugestões alinhadas aos seus objetivos e ao seu perfil. Nossas carteiras administradas são controladas pela nossa gestão, com rebalanceamento automático entre os produtos.

Assim, a cada aporte que você faz, nós distribuímos automaticamente os valores dentro da carteira.

Também é possível montar diversas carteiras, para diversos objetivos, sejam eles de curto prazo, médio prazo ou longo prazo.

Custo dos serviços

Quanto menores os custos dos serviços oferecidos pela corretora de investimentos, melhores serão seus rendimentos.

Aqui na Warren, acreditamos que investir deve ser acessível, transparente e prático. 

Por isso, tudo que cobramos é a taxa de gestão ativa do seu portfólio. Ela depende do patrimônio investido, e oscila de 0,7% a 0,6%. Esses são valores até três vezes menores que a média do mercado. 

Esse valor cobre a remuneração para gestão dos nossos produtos próprios e das carteiras administradas.

Assim, podemos oferecer esses fundos de investimento com taxa zero para nossos clientes. Nada de taxa de administração e performance. 

Mas, principalmente, nada de taxas surpresa, cobranças fantasmas ou escondidas.

Você sempre sabe o que está pagando e o que essa taxa inclui. 

SAIBA MAIS | Quanto custa investir na Warren: entenda por que os custos são menores

Alinhamento com o cliente

Por ser uma corretora fee based, a Warren não cobra taxa de rebate sobre os produtos indicados. Essa é uma comissão que as outras corretoras recebem quando você investe em algum fundo de investimento, por exemplo, por meio delas.

Mas, como produtos diferentes cobram taxas diferentes, surge um conflito de interesses: a corretora vai indicar o que é melhor para o cliente, ou o que oferece a maior comissão para ela?

Foi justamente para solucionar esse flagrante conflito de interesses que a Warren surgiu, com a missão de trazer transparência para o mercado financeiro brasileiro.

Aqui, somos remunerados apenas pela taxa de gestão. Assim, você tem certeza de que não ganhamos nada pelos produtos indicados. O valor que viria para a Warren é, inclusive, devolvido para você e reinvestido nos seus investimentos, o famoso cash back.

SAIBA MAIS | Como os conflitos de interesse atrapalham seus investimentos

Qualidade da plataforma

Hoje em dia, a maioria das pessoas busca, acima de tudo, praticidade em seu dia a dia. Foi pensando nisso que a Warren decidiu revolucionar a forma de investir. 

Nossa plataforma de investimentos é moderna, intuitiva e prática de utilizar. Sem perder, é claro, na eficácia.

Tudo foi pensando para facilitar seu dia a dia, e garantir que as informações que você precisa estão sempre em mãos.  

Serviços exclusivos e atendimento personalizado

Para ter sucesso em seus investimentos, é fundamental levar em consideração as suas necessidades específicas. Afinal, todo investidor é único.

Aqui na Warren, acreditamos no atendimento personalizado, do início ao fim do processo de investimento. 

Por isso, começamos entendendo melhor seu perfil e falando um pouco mais sobre seus objetivos financeiros. Dessa maneira, podemos recomendar a melhor carteira de investimentos para seu caso, o seu momento de vida e os seus objetivos. 

Para melhorar, na Warren você conta com produtos e serviços exclusivos, como o rebalanceamento ativo da sua carteira. Assim, você pode acompanhar o crescimento do seu patrimônio sem se preocupar com detalhes específicos.

O seu foco é poupar mais e investir mais, enquanto a gente investe esse patrimônio da melhor forma possível.

E se você quiser conversar com alguém? Para isso, temos uma equipe à espera.

Equipe de suporte e apoio educacional

Quando o assunto é investir, é muito importante entender bem os ativos escolhidos. E quanto mais você aprender sobre o mercado financeiro, melhor.

Por isso, a equipe Warren está disponível para ajudá-lo no que for necessário. Assim, você faz suas aplicações com tranquilidade e pode focar sua atenção para o seu trabalho, sua família, seu lazer, o quefor. 

Além do nosso blog e canal no Youtube, você pode se manter informado e atualizado por meio das nossas redes sociais e newsletters, como a Warren Call, enviada diariamente, e a Warren Pills, enviada uma vez por semana.

Assim, você pode tomar decisões cada vez mais assertivas e continuar aumentando seu patrimônio de forma muito mais eficaz.

Quer falar com alguém do nosso time? O atendimento da Warren está disponível de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Nós atendemos mais de mil clientes por semana através do chat, com um tempo médio de resposta de apenas 15 segundos

Se você deseja um atendimento de um consultor dedicado, nós temos uma equipe de profissionais dedicados a atender clientes Warren x, que investem pelo menos R$ 300 mil aqui na Warren.

Conclusão

Agora você já sabe tudo sobre o funcionamento de uma corretora de investimentos e está preparado para avançar e escolher aquela que mais se alinha aos seus objetivos.

Nesse artigo, apresentamos diversas vantagens que só a Warren pode trazer para você. Mas, se quiser, você pode verificar tudo por si mesmo.

Que tal dar os primeiros passos? Abra sua conta na Warren e comece a investir.

Se você gostou do texto e quer aprender mais sobre a Warren e o mercado financeiro, talvez também se interesse por: